sábado, 19 de janeiro de 2008

INFORMATIVO UNE.ORG

Todos por um projeto político para a juventude

Congresso da UBES debate um dos temas de maior interesse, atualmente, no movimento estudantil. Secretário adjunto do governo federal participou da mesa e conversou com o EstudanteNet sobre a questão .

O debate mais acalorado do segundo dia do Congresso da UBES, nesta sexta-feira (7), teve o tema "Políticas Públicas para a Juventude". Pela extensão das discussões, – que duraram aproximadamente quatro horas – dá pra se ter idéia de como os participantes do 37º Conubes dão importância para essa questão, que diz respeito a uma população de mais de 50 milhões de brasileiros, em idades entre 15 e 29 anos.
Participaram da mesa o secretário adjunto de Juventude do governo federal, Danilo Moreira, a vice-presidente da UBES Michele Bressan, o secretário-geral da UNE Ubiratan Cassano, entre outros dirigentes das entidades universitária e secundarista. Todos os debatedores defenderam a ampliação do papel do Estado na criação de políticas para a juventude, como forma de garantir o acesso à educação saúde, cultura e lazer. Um ponto comum de todas as falas, também, foi a necessidade da participação política da Juventude, nesse processo. Política de EstadoO secretário adjunto de Juventude conversou com o EstudanteNet, logo após o debate, e falou sobre a institucionalização da Juventude como política de Estado no Brasil. Ele admitiu que esse processo ainda está bem no começo, mas se disse otimista: "A criação da Secretaria, em 2005 foi um avanço, mas ainda falta estender essa ação para os estados e municípios", disse. Segundo Danilo, a participação do movimento estudantil é fundamental nesse processo: "Por mais que um ou outro governo crie as suas alternativas, nada acontece de fato sem a pressão social", disse. Ele elogiou a UBES e disse que a entidade tem muito a acrescentar na criação de um projeto público para juventude brasileira: "É uma entidade histórica, que forma opinião e trabalha com uma geração de jovens conscientes, dispostos à mudança. É importante que as lutas da UBES, a partir de agora, fortaleçam a questão da educação mas também trate de outros assuntos como a sexualidade, o meio ambiente, e todos os temas relacionados à população dessa faixa-etária", disse.

De Goiânia
Artênius Daniel