sábado, 17 de maio de 2008

2º Congresso Municipal da União da Juventude Socialista de Foz do Iguaçu
17 DE MAIO - 14h – FOZ PRESIDENTE HOTEL

Documento Base

A União da Juventude Socialista de Foz do Iguaçu (UJS), por intermédio de sua Direção Municipal, propõe o inicio de um profundo debate e reflexão a respeito de seu papel na política municipal de juventude e sobre sua própria organicidade, a fim de construir junto ao seu coletivo uma UJS mais forte, participativa, abrangente e autônoma, acreditando no socialismo como único sistema econômico superior ao modelo nefasto vigente e entrando em ação frente às massas na luta diária contra o capital e seus difusores. A UJS Foz vive uma nova fase. Isto é um fato e deve ser encarado por seus militantes e filiados como uma conquista valorosa, fruto do trabalho coletivo de todos.
Nos últimos meses, a UJS de Foz do Iguaçu foi para a rua. Conquistou novos filiados através de uma política ousada e incansável, participando como protagonista de discussões de interesse público como as que dizem respeito ao sistema de transporte de Foz do Iguaçu, classificando-o frente as autoridades na câmara de vereadores como o “pior e mais oneroso sistema do Paraná”, levando à imprensa seu descontentamento e suas reivindicações como o passe livre, a criação de uma empresa municipal de transportes, a expansão das linhas e horários e a redução imediata da tarifa.
Foi ao combate frontal junto aos empresários do setor, deixando claro sua posição contrária ao capital e favorável ao cidadão trabalhador e ao estudante.
A UJS Foz participou junto aos estudantes da formação de centros acadêmicos em instituições de ensino superior de Foz do Iguaçu e em algumas da região, orientando e, em alguns casos, tomando frente no processo de politização dos universitários. Foram inúmeros centros acadêmicos criados e outros em processo de consolidação.
Participou ativamente das discussões sobre os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), seguiu em frente com sua gestão pioneira no DCE da UDC. Atuou de forma guerreira na eleição do DCE da Unioeste e, desta disputa, a UJS se considera vitoriosa por ter atingido um grande nível no debate político, por ter mostrado unidade de ação e pelos novos quadros que engrossaram suas fileiras.
Este quadro mostra que a UJS de Foz do Iguaçu é a única juventude organizada com forte ideologia e capacitação teórica em nossa cidade e isto deve ser encarado com orgulho por nossos militantes e filiados.
A UJS Foz foi solidária com diversos movimentos sociais, participando de eventos, passeatas, manifestações, ciclos de debates e intervenções. Esteve ao lado dos trabalhadores, dos difusores culturais e das minorias excluídas do sistema. Levantou a bandeira dos povos latino-americanos, defendendo publicamente o apoio aos governos progressistas da Venezuela, Bolívia e Paraguai. Reforçou seu apoio ao governo Lula, por suas ações no combate a fome, miséria e a exclusão e por sua atuação nos campos da tecnologia, educação, saúde e relações exteriores.

Mostrou-se atenta as ações da mídia elitista brasileira, se posicionando contra a deformação da notícia, a unilateralidade dos pontos de vista a excessiva alienação das massas. Posicionou-se a favor do software livre, da inclusão digital e do acesso à informação, acreditando na autonomia do individuo como forma de combate ao modelo capitalista vigente.
A UJS iniciou sua inserção nos movimentos autênticos, com destaque ao movimento Hip-Hop, participando da conferência municipal e se posicionando à favor da criação do Nação Hip-Hop Brasil em Foz do Iguaçu. Criou uma cadeira em sua direção municipal para membros do movimento e formou o Núcleo da UJS de Hip-Hop, acreditando na força de abrangência da cultura Hip-Hop e na sua mensagem social e política.
As ações desenvolvidas pela UJS Foz auxiliaram na sua consolidação como força política atuante e organizada no âmbito municipal, estadual e nacional. A participação da UJS Foz nas Conferências Livres, na Conferência Municipal e na Conferência Estadual de Juventude é vista como uma importante plataforma política rumo à mudança de foco da atuação da UJS Foz, deixando de ser apenas uma juventude contestadora para se tornar uma força propositora de projetos e políticas públicas. Tais metas vêm sendo atingidas com a participação de integrantes da UJS Foz em importantes eventos sobre Políticas Públicas para a Juventude. Foi da UJS Foz o único delegado de Foz do Iguaçu na Conferência Nacional de Juventude, realizada no final de abril, em Brasília. O trabalho intenso da UJS frente às Políticas de Juventude tem colhido importantes frutos. O convite para a participação da nova Secretaria Municipal de Juventude de Foz do Iguaçu demonstra a visibilidade política atingida nos últimos meses.
Impulsionada com as conquistas políticas e com os novos quadros, a UJS Foz, em ressonância com as conquistas da juventude socialista brasileira nos anos de governo Lula, propõe uma UJS ainda mais atuante, fortemente inserida no contexto político municipal e consolidada como força de vanguarda na juventude municipal. Iniciamos uma busca pela primeira cadeira da UJS na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, buscando conquistar ainda mais espaço na política regional e estadual, reforçando nosso ideal de luta pelos direitos dos jovens trabalhadores, estudantes, desempregados e excluídos.
A UJS Foz quer ainda, com o apoio de entidades estaduais e nacionais, reestruturar o movimento secundarista municipal de forma autônoma e ideológica, entendendo que os secundaristas estiveram sempre à frente aos movimento estudantil e merecem espaço, respeito e poder de decisão. Para isto, visa um trabalho direto para a criação de grêmios politizados e atuantes em diversas escolas públicas de Foz do Iguaçu, repudiando a “compra” de grêmios e o assistencialismo político.
Neste congresso 2008, a UJS Foz irá formar sua nova direção municipal, abrindo espaços para os novos militantes e formando sua executiva. Irá, também, unificar seu discurso e suas ações para participar dos congressos estadual e nacional, onde mostrará sua nova cara, sua nova forma de atuação e seus novos compromissos frente à sociedade iguacuense: politização, autonomia e luta social.


Direção Municipal

Nenhum comentário: