quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nota da UJS-Foz em relação ao fechamento dos bares após a meia-noite

Foz, suas especificidades e o fechamento dos bares, lojas de conveniência e similares após a meia-noite

A

Está sendo proposto pelo vereador Mogênio (PMDB) o projeto de lei Nº 18/2009 que trata do funcionamento dos bares, lojas de conveniência e similares. O projeto pretende que esses estabelecimentos sejam fechados após a meia-noite e somente reabertos às 6h como medida de combate à violência.

A

“A violência nos persegue o tempo todo. Muitos dos nossos nos ferem ou se matam em disputa entre gangues, ou são espancados pelos próprios pais. Outros recebem uma bala perdida ou são vítimas de assalto ou perseguição. No capitalismo não temos paz”.

Foz possui suas especificidades. Tríplice fronteira, rota do tráfico internacional de armas e drogas. Cidade que abriga uma das maravilhas da engenharia moderna e ao mesmo tempo carrega o peso de ser a cidade onde proporcionalmente mais morrem jovens no país.

A

Mas não está nossa cidade desconectada de todo um sistema historicamente superado. À juventude cabe amargar o melhor de sua criatividade e energia na fila dos desempregados. Impregnados pelo individualismo somos aproveitados de forma meramente mercantil.

A

“A insegurança toma conta dos grandes centros. Esse meio não nos interessa, não nos satisfaz, queremos uma cidade capaz de incluir a todos sem discriminação de crença, cor, gênero e classe social”.

A

Analisando o projeto, observa-se que a medida visa o fechamento dos bares nas regiões que estão fora do circuito turístico. Portanto fecham-se os pequenos dos bairros pobres, enquanto os grandes e freqüentados pela elite continuam abertos.

A

Nenhuma ação tomada isoladamente resolverá este complexo problema que é a segurança urbana. Portanto se faz necessária uma ampla discussão sobre este delicado tema dado que o simples fechamento destes locais funcionaria mais como uma medida segregacionista e de exclusão do que uma solução construtiva para este problema.



UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA - FOZ DO IGUAÇU

Nenhum comentário: