terça-feira, 8 de setembro de 2009

UJS-Foz estuda Manifesto Comunista

Aconteceu no último sábado (05/09) a reunião dos Grupos de Estudos Comunistas, parte do programa de formação continuada dos dirigentes da UJS-Foz. Os camaradas estudantes de história Jackson e Alessandro (ambos do Núcleo da Uniamérica) fizeram uma exposição sobre o feudalismo e sua transição ao capitalismo além do contexto da época em que foi escrito o Manifesto do Partido Comunista.


O Manifesto do Partido Comunista é o texto fundador da teoria marxista e o programa básico do proletariado face à escravidão capitalista, publicado pela primeira vez em fevereiro de 1848 pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels. O Manifesto sugere um curso de ação para uma revolução socialista através da tomada do poder pelos proletários. Marx e Engels partem de uma análise histórica, distinguindo as várias formas de opressão social durante os séculos e situa a burguesia moderna como nova classe opressora. Não deixa, porém, de citar seu grande papel revolucionário, tendo destruído o poder monárquico e religioso valorizando a liberdade econômica extremamente competitiva e um aspecto monetário frio em detrimento das relações pessoais e sociais, assim tratando o operário como uma simples peça de trabalho.

Sua leitura e estudo são uma fonte permanente de ensinamentos para todos os militantes comunistas, todos os trabalhadores esclarecidos, todos os homens e mulheres que se interrogam sobre os destinos da humanidade.

A próxima reunião do grupo está marcada para sábado (12/09) às 15h no Condomínio Residencial Village San Francisco.

Nenhum comentário: