quarta-feira, 24 de junho de 2009

Diploma de jornalista: STF agiu pelo viés do neoliberalismo

por Eron Bezerra*


A derrubada da exigência do diploma para exercer a profissão de jornalista tem a cara do neoliberalismo. Quem disse que o Supremo Tribunal Federal é isento, livre de vícios e de preconceitos? Os ministros nada mais fizeram do que externar a forma como pensam, com todos os seus valores da pequena burguesia. Eles colocaram em prática a precarização das condições de trabalho.


Os donos da ''grande mídia'' também tiveram sua pontinha de contribuição. São eles que mandam quando o assunto é contratar sua mão-de-obra. Para eles, a formação pode até contar, mas não necessariamente precisa ter sido adquirida num banco de universidade. Deveria ser assim, mas não é. Muitos jornalistas e apresentadores tem seu talento ´nato´, sem formação acadêmica. Então, pra quê diploma?


Ninguém desconhece que por aí há muitos escritores talentosos, mas as técnicas de reportagem, a questão ética, filosófica e sociológica não é questão de talento e sim de formação. No Brasil, as pessoas ainda têm que se basear em leis.


Um motorista de ônibus não pode dirigir se não tiver Carteira Nacional de Habilitação com categoria ''D''. Ele pode guiar um veículo muito melhor que uma pessoa habilitada, mas se não tiver o documento, é proibido de fazê-lo. Um mestre de obras pode entender muito mais de engenharia do que um profissional formado e habilitado, porém só um engenheiro que passou pela academia está autorizado a responder pela obra.


O mesmo acontece com as parteiras. Elas são conhecidas por realizarem centenas de partos no interior do Amazonas, mas só quem está autorizado a acompanhar essas mulheres grávidas são as ginecologistas e obstetras.


A exigência de diploma tem a ver com a reserva de mercado e valorização da categoria. A falta do diploma vai acarretar redução dos salários, ausência de piso salarial, desorganização da categoria, afinal, como quer o STF, qualquer pessoa, a partir de agora, pode exercer a profissão de jornalista.

Nenhum comentário: